Governo faz novo bloqueio de verbas das universidades federais 6 horas após liberar recursos
Reitores afirmam que a situação financeira das universidades está insustentável

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em um intervalo de seis horas, o governo federal desbloqueou e bloqueou novamente os recursos das universidades e institutos federais. Em publicação, o Estadão revelou no início da tarde de quinta-feira (1), que R$ 344 milhões tinham sido liberados para uso das instituições, mas, antes que a verba pudesse ser utilizada, o Ministério da Economia fez novo bloqueio no final do dia.
Reitores ouvidos pelo Estadão afirmam que a situação financeira das universidades está insustentável e que não terão condições de pagar contas e bolsas de estudantes até o fim do ano.
Por meio de nota, a associação que reúne reitores das federais (Andifes), informou que "manterá o diálogo com todos os atores necessários, no Congresso Nacional, governo, sociedade civil e com a equipe de transição do governo eleito para a construção de orçamento e políticas necessárias para a manutenção e o justo financiamento do ensino superior público". E que cobra ainda o desbloqueio de R$ 438 milhões do orçamento das universidade, feito em junho pelo governo Bolsonaro, "fundamentais para fechar o ano".
O Ministério da Educação (MEC) ainda não se manifestou sobre o caso.