Governo federal anuncia licitação para serviço de transporte em Salvador
TáxiGov tem a estimativa de atender a 22 mil pessoas
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, afirmou, em entrevista à uma rádio de Salvador, na manhã desta segunda-feira (31), que o TáxiGov, serviço de transporte administrativo de servidores do Executivo Federal, vai expandir para Salvador, com estimativa de atender a 22 mil pessoas. A iniciativa começou a atuar em Brasília em 2017 e já viabilizou uma economia de R$ 26 milhões.
"É uma mudança na forma como nós atendemos a necessidade de deslocamento do servidor público. Imagine um servidor do Ministério da Economia que trabalhe em Salvador e ele precisa se deslocar para uma reunião com o governo do estado, no Banco Central ou no Ministério da Saúde. Até então, o modelo que o governo trabalhava era que cada órgão comprava carros, contratava motoristas, combustível e manutenção, gerando um gasto enorme. Os ativos ficavam ali parados esperando a hora de serem usados. Com o TáxiGov, a gente muda o modelo", disse.
O secretário explicou que trata-se de uma contratação centralizada, como uma contratação do serviço.
“É uma licitação que pode participar cooperativa de táxi, empresa de locação de veículos e de aplicativos. Totalmente aberta. Aquele que encaminhar, vai prestar um serviço como nós já fazemos em nossa vida pessoal. Na hora que o servidor precisar ir para essa reunião que citei como exemplo, ele vai chamar pelo aplicativo, o carro vai vir, levá-lo e o governo vai pagar simplesmente o custo deste deslocamento", afirmou Heckert.
O TáxiGov já está presente em 86 órgãos e entidades. Até o momento, o serviço possibilitou o leilão de 137 veículos que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros rendeu R$ 1,9 milhão.