• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal articula encontro de Lula com Maduro durante cúpula latino-americana
Brasil

Governo Federal articula encontro de Lula com Maduro durante cúpula latino-americana

Itamaraty iniciou o processo para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela

Por Da Redação
Ás

Governo Federal articula encontro de Lula com Maduro durante cúpula latino-americana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Agência Brasil

Uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ditador venezuelano Nicolás Maduro está sendo articulada pelo governo federal para ocorrer durante a viagem do petista à Argentina no próximo domingo (22), durante a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O Brasil retornou ao bloco, composto de 32 países, dois anos após a gestão anterior ter se retirado da organização. 

O Chefe do Executivo embarca para Buenos Aires neste domingo (22) e vai ter um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Na terça-feira (24), Lula participa da cúpula, que está sob a presidência temporária da Argentina.

Durante a cúpula da Celac, Lula vai ter reuniões bilaterais com governantes da região. Um dos encontros deve ser com o presidente da Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a agenda ainda não está confirmada e vai depender da logística.

Na sequência, Lula embarca para Montevidéu, capital do Uruguai, na quarta-feira (25), onde se reunirá com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. O presidente brasileiro será acompanhado de uma delegação composta de vários ministros, entre eles Mauro Vieira (Itamaraty) e Fernando Haddad (Fazenda).

Relação com Venezuela

Recentemente, o governo federal iniciou o processo para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela, fechada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A missão é liderada pelo embaixador Flávio Macieira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário