• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal assina termo que permite conexão do Aeroporto de Guarulhos com estação de trem
Brasil

Governo Federal assina termo que permite conexão do Aeroporto de Guarulhos com estação de trem

Ligação atualmente é feita por ônibus

Por Da Redação
Ás

Governo Federal assina termo que permite conexão do Aeroporto de Guarulhos com estação de trem

Foto: Agência Brasil

O Governo Federal formalizou, na quarta-feira (80, um termo aditivo na concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos para implantação de um sistema do tipo automated people mover (APM). Atualmente, a ligação entre o sistema de trens e o aeroporto, localizado na Grande São Paulo, é feita por ônibus fornecidos pela concessionária GRU Airport. 

Estão previstos investimentos de R$ 271,1 milhões, que seriam pagos pela concessionária à União, como parte do devido por outorga. Esse dinheiro deverá ser usado na construção do sistema de transporte. “Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual”, ressaltou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Agora, segundo as autoridades, o transporte será realizado por um veículo automatizado e movido por ar comprimido que vai conectar os três terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Esse novo modelo é baseado nas soluções usadas em aeroportos como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos, e deve economizar tempo dos passageiros, além de ser menos poluente.

A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e durem 24 meses. A linha do APM terá 2,7 mil metros de extensão. Serão três veículos, cada um com capacidade para 200 passageiros, com ar-condicionado, wi-fi e espaço para bagagem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário