• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo federal decide que novo grupo de deportados dos EUA deve desembarcar no aeroporto de Fortaleza

Governo federal decide que novo grupo de deportados dos EUA deve desembarcar no aeroporto de Fortaleza

Tema entrou em debate após brasileiros permanecerem algemados em território nacional

Por Da Redação
Ás

Governo federal decide que novo grupo de deportados dos EUA deve desembarcar no aeroporto de Fortaleza

Foto: Reprodução

O segundo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos da América (EUA) desde o início do mandato de Donald Trump deve chegar ao Brasil na próxima sexta-feira (7). Nesse novo voo, o governo brasileiro decidiu designar os deportados ao aeroporto de Fortaleza, ao invés de Belo Horizonte.

A decisão de mudança dos aeroportos foi sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, na segunda-feira (3), e adotada como forma de prevenir que o grupo sobrevoe o território nacional algemado.

O tema entrou em debate após o primeiro grupo de deportados dos EUA, nesse ano, ter sido mandado de volta ao Brasil algemado e permanecido acorrentado em território brasileiro.

A Polícia Federal informou que é uma prática dos EUA algemar os imigrantes para deportação, mas que as algemas são retiradas ao pousar no Brasil. Porém, nesse último voo, os brasileiros continuaram acorrentados após desembarcarem em Manaus.

Com a nova decisão do governo, assim que pousarem em Fortaleza, os brasileiros devem ser libertos das algemas.

Um novo encontro deve ser realizado nesta terça-feira (4), para estabelecer os detalhes logísticos da chegada do voo e da assistência aos brasileiros deportados. Devem estar presentes na reunião, representantes de autoridades locais do Ceará e de outros órgãos do governo federal.

A reunião também deve estabelecer se a chegada dos deportados para Fortaleza valerá apenas para esse próximo voo ou para todos os outros voos com deportados dos EUA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.