• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo federal declara situação de emergência em 31 cidades afetadas por estiagem
Brasil

Governo federal declara situação de emergência em 31 cidades afetadas por estiagem

Municípios da Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são contemplados em medida que possibilita solicitação de recursos para enfrentar impactos climáticos

Por Da Redação
Ás

Governo federal declara situação de emergência em 31 cidades afetadas por estiagem

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (02), o reconhecimento da situação de emergência em 31 cidades distribuídas entre Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal fator que motivou a medida foi a incidência de estiagem, afetando mais da metade dos municípios citados.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), divulgou a lista no Diário Oficial da União. A Paraíba é o estado com maior número de cidades reconhecidas, com 11 municípios atingidos pela estiagem, incluindo Livramento, Diamante, Cuité, Areial, Salgado de São Félix, Poço Dantas, Cacimba de Areia, Seridó, São José dos Cordeiros, Junco do Seridó e São José de Princesa.

Outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Sul, tiveram seis municípios reconhecidos cada. Destaca-se que, no Nordeste, localidades como Caetés, Pombos, Passira, Exu, Brejinho e Pedra enfrentam uma forte estiagem.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Ijuí, Alegrete, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Rondinha e Nova Roma do Sul foram incluídas devido às chuvas intensas e enxurradas.

A situação de emergência também foi reconhecida para cidades que enfrentam seca, como Cordeiros, Condeúba e Contendas do Sincorá, na Bahia; Caucaia, no Ceará; e Chaves, no Pará.

Na região sul do país, Balneário Gaivota, Paial e Araquari, em Santa Catarina, foram contempladas pela portaria em razão das fortes chuvas enfrentadas.

O governo federal já havia reconhecido, na última terça-feira (26), 53 municípios afetados. A medida possibilita que essas localidades solicitem recursos do ministério para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário