Governo federal identifica em 10 estados financiadores de atos violentos
Nenhuma informação sobre as unidades federativas foi divulgada
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Ministério da Justiça, identificou em 10 estados brasileiros financiadores dos atos violentos que ocorreram no último domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (9), pelo titular da pasta, o ministro Flávio Dino.
Dino, no entanto, não apresentou detalhes sobre os estados. O ministro da Justiça ressaltou, que não há dúvidas que houve financiadores por trás das ações violentas, que incluem a invasão da sede da Polícia Federal, os atos na área central do Distrito Federal em 12 de dezembro, a ameaça de bomba nas imediações do aeroporto de Brasília, na véspera de Natal e as invasões às sedes dos Três Poderes, no último domingo (8).
"Não é possível distinguir [de quais setores partiram os financiamentos], mas houve, sim, cabalmente, financiamento. Temos a relação dos contratantes dos ônibus, que serão chamados a prestar esclarecimentos", afirmou o ministro em coletiva de impressa nesta segunda-feira (9). Flávio Dino afirmou ainda que os manifestantes que depredaram as sedes dos Três Poderes serão processados para ressarcir a União dos danos causados.
Denuncias
O Ministério da Justiça abriu nesta segunda-feira (9), um canal para recebimentos de denúncias sobre os autores dos atos violentos, até o momento, o e-mail indicado para contato já recebeu mais de 13 mil manifestações. O endereço denuncia@mj.gov.br recebe denúncias, informações e pistas sobre manifestantes que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (8).