Governo Federal institui o Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política de gênero
Data será celebrada no dia 14 de março
![Governo Federal institui o Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política de gênero](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/143558/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=046e7ad21974997dcc17ec30fd12f378)
Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Novas medidas de garantia aos direitos das mulheres foram anunciadas nesta quarta-feira (8), pelo Governo Federal do Brasil, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. Adicionalmente, 14 de março será transformado no Dia Nacional Marielle Franco, data com foco no enfrentamento à violência política de gênero e de raça.
O dia é o mesmo no qual Marielle Franco (PSL), vereadora do Rio de Janeiro, foi assassinada em 2018 a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, região central da cidade.
Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fez um pronunciamento nacional na noite dessa terça-feira (7), no qual ressaltou os desafios enfrentados e apontou o grave contexto da violência contra mulheres no Brasil.