Governo Federal oferecerá consultoria agrícola digital a produtores familiares do Nordeste
O Brasil será o primeiro país da América Latina a implantar o programa
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
Os produtores irão receber informações de dados meteorológicos, manejo das culturas e do rendimento das colheitas diretamente no celular. A mensagem terá a informações de extensão rural como técnicas de plantio e manejo das culturas. O anúncio do novo serviço foi feito na terça-feira (18), pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que será destinado a agricultores familiares do Nordeste. O Brasil será o primeiro país da América Latina a implantar o programa da Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento.
“Esse modelo permite que pequenos agricultores familiares tenham acesso a informações precisas por meio de seus telefones celulares para manejar e melhorar seus sistemas de produção. Fazer chegar a esses agricultores informações meteorológicas, técnicas de plantio, manejos e tratos culturais, sanidade e rendimento das colheitas, investindo na digitalização dos serviços de extensão rural”, explicou a ministra Tereza Cristina.
Análises feitas nos países da África e da Ásia onde o programa foi implantado mostram que o impacto foi positivo, com aumento de 4% na produtividade e ampliação de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade.