Governo Federal reconhece situação de emergência em mais 13 cidades baianas
Total chega a 25
Foto: Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, na quarta-feira (15), a situação de emergência em mais 13 municípios baianos. As cidades são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Ibirapuã, Ilhéus, Itagimirim, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Macarani, Mucuri, Nova Viçosa e Santa Cruz Cabrália. No total, 25 cidades da Bahia afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de novembro já estão com a situação decretada. As portarias com o reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União.
Na lista dos 25 municípios, 12 já estavam com a situação de emergência reconhecida, mas foram incluídos na portaria mais uma vez em razão de um novo decreto do estado da Bahia. Essas cidades cidades são Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Jucuruçu, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Vereda, Mascote, Jiquiriçá, Itacaré, Ibicuí e Camacan.
Outros cinco municípios (Canavieiras, Anagé, Santanópolis, Itapenga, e Marcionílio Souza) deixaram a lista de cidades com a situação de emergência reconhecida porque tiveram o decreto estadual revogado e o reconhecimento sumário por parte do Governo Federal foi feito com base nesse decreto.
Com isso, ao todo, 39 municípios baianos atingidos por chuvas intensas contam com o reconhecimento federal e podem solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural.
Também nessa quarta-feira, o MDR repassou mais R$ 2,68 milhões a cinco cidades baianas afetadas pelas fortes chuvas (Itajuípe, Teolândia, Maracani, Teixeira de Freitas e Itamaraju). Com esses recursos, cerca de R$ 11,2 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural.