Governo Federal vai lançar programa que transforma metano em biocombustível
"Biocombustível pode substituir o diesel de máquinas da produção agrícola", diz ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Governo Federal deve lançar o Programa Metano Zero, que tem o objetivo de transformar o gás de efeito estufa em biocombustível. A informação foi divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em entrevista à Rádio Nacional, nesta quarta-feira (9).
“O governo federal regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em janeiro. E agora estamos preparando o programa de metano. O Brasil tem potencial de geração de biometano que vem dos resíduos urbanos [aterros sanitários] e rurais, especialmente de aves, suínos, açúcar e álcool”, disse, no programa Repórter Nacional.
De acordo com ele, o biocombustível pode substituir o diesel de máquinas da produção agrícola. “Nós temos um pré-sal rural, com volume de geração de biometano nas propriedades rurais e nos aterros sanitários”, destacou.
O Brasil ainda poderá reduzir a emissão do gás, com certificação, e exportar o crédito para países que não tenham alcançado a meta.
“O Brasil deve ser o país que mais vai se beneficiar desse mercado por diversas características: o custo de redução de emissão é muito menor que de outros países; vamos criar regras para garantir a qualidade do carbono brasileiro, para ser reconhecido globalmente e a característica mais importante é que temos diversas fontes”, disse. Ele citou as fontes de energia renovável e a proteção e recuperação de florestas nativas, como exemplo.