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Governo lança painel interativo que mostra denúncias do Disque 100 e Ligue 180

Informações estão disponíveis em uma plataforma moderna e acessível

Por Da Redação
Ás

Governo lança painel interativo que mostra denúncias do Disque 100 e Ligue 180

Foto: Clarice Castro/MMFDH

O governo federal lançou nesta segunda-feira (14), um painel interativo com dados sobre denúncias recebidas pelo Disque 100 e pelo Ligue 180 referentes a violações dos direitos humanos e à violência contra mulher. De acordo com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, com a nova ferramenta haverá a atualização contínua das informações, que substituirá a divulgação de relatórios periódicos.

No momento, os dados disponibilizados são referentes ao primeiro semestre de 2020. De acordo com o ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira, até fevereiro do ano que vem o painel deverá estar com todos os dados atualizados até sete dias antes da data de acesso à ferramenta.

Durante a transmissão da apresentação da plataforma, a ministra destacou ainda que a divulgação dos dados de forma no painel vai além de uma prestação de contas dos serviços da Ouvidoria. “O instrumento que entregamos hoje não é um ganho só para o nosso ministério, mas para todos os demais órgãos que trabalham com o tema e das ações ligadas à proteção da vida e da garantia da dignidade humana. Todo o governo tem isso como meta e visão e nós oferecemos nossa contribuição agora”, disse.

Mudanças

Entre as mudanças promovidas, está a unificação do canal de atendimento do Disque 100 e do Ligue 180, com a criação de novos protocolos e novos formulários de atendimento. Além disso, o protocolo de cada ligação recebida agora pode comportar mais de uma denúncia, envolvendo violações diferentes. Antes, cada ligação era contabilizada como uma única denúncia.

Desde a adoção da nova metodologia, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos tem registrado aumento significativo nas denúncias. Até setembro de 2020, por exemplo, foram contabilizados 237.992 registros, um aumento de 32,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os canais de atendimento registraram 179.051 casos.
 

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