• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Lula anuncia construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil em São Paulo

Governo Lula anuncia construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil em São Paulo

Unidade será financiada com empréstimo de R$ 1,7 bilhão do banco do Brics

Por Da Redação
Às

Governo Lula anuncia construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil em São Paulo

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O governo federal anunciou a construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil, que será implantado na cidade de São Paulo com recursos de um empréstimo de R$ 1,7 bilhão do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7), durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da presidenta do NDB, Dilma Rousseff.

De acordo com o Ministério da Saúde, a unidade será referência nacional e um modelo de assistência totalmente digital, com potencial de ser replicado em outros países do bloco.

Durante o evento, Lula afirmou que o hospital inteligente contribuirá para fortalecer a imagem do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente após o papel desempenhado pelo sistema público durante a pandemia de covid-19.

“O SUS era tratado de forma muito pejorativa. Só se mostrava desgraça, miséria e morte. (...) Nós precisamos garantir que o povo mais humilde não seja invisível. É para eles que a gente governa”, disse o presidente.

Estrutura

O novo hospital atenderá pacientes da rede pública com medicina de alta precisão, apoiada por inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. De acordo com o governo federal, a unidade integrará uma rede nacional de serviços inteligentes, conectando 14 unidades de terapia intensiva (UTIs) automatizadas em diferentes estados.

Vinculado à Universidade de São Paulo (USP), o novo hospital contará com um setor de emergência com 250 leitos e capacidade para atender cerca de 200 mil pacientes por ano. A UTI terá 350 leitos interligados às UTIs inteligentes, além de 25 salas cirúrgicas. A previsão é que a unidade fique pronta em um prazo de três a quatro anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário