• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Lula busca cooperação entre Forças Armadas e PF contra fuzis na Bahia, diz Rui
Política

Governo Lula busca cooperação entre Forças Armadas e PF contra fuzis na Bahia, diz Rui

Ao todo, 48 armas foram apreendidas entre janeiro e setembro deste ano no estado

Por Da Redação
Ás

Governo Lula busca cooperação entre Forças Armadas e PF contra fuzis na Bahia, diz Rui

Foto: Farol da Bahia

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que o governo Lula tem a intenção de criar uma política conjunta entre Forças Armadas e Polícia Federal para combater a presença de fuzis e outras armas pesadas no Brasil. A declaração foi feita ao blog de Andreia Sadi, do g1, em meio à onda de violência na Bahia, estado que governou entre os anos de 2015 e 2022. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), de janeiro a setembro deste ano foram apreendidos 48 fuzis no estado. O total é mais que o dobro registrado em todo o ano de 2022. 

"Eu conversei com [Flávio] Dino [ministro da Justiça e Segurança Pública] e queremos uma política conjunta da PF e das Forças Armadas para conter fuzis no Brasil e de armas pesadas também. É preciso padronizar os números de crimes para comparação, é isso que defendo, mas claro que os números são uma tragédia em todo Brasil. E piorou muito no governo Bolsonaro, quando teve o liberou geral de armas pesadas, como fuzis", disse o petista.

Contudo, apesar da violência no estado baiano, que matou 46 pessoas em confrontos com as forças de segurança, o ministro Dino descartou a possibilidade de intervenção federal, apesar de considerar o quadro desafiador. 

“Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada”, disse.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.