• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo Lula cresce entre todos os posicionamentos políticos, exceto bolsonaristas, aponta pesquisa Quaest

Governo Lula cresce entre todos os posicionamentos políticos, exceto bolsonaristas, aponta pesquisa Quaest

Apesar da melhoria na popularidade do governo, cerca de 58% dos entrevistados acreditam que presidente não deve tentar reeleição

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Governo Lula cresce entre todos os posicionamentos políticos, exceto bolsonaristas, aponta pesquisa Quaest

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de 1° turno e empataria no limite da margem de erro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual 2° turno das eleições presidenciais de 2026. Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17).

A pesquisa mostra que o resultado favorável ao governo Lula surge, principalmente, diante do cenário onde a aprovação do governo cresceu entre todos os posicionamentos políticos, exceto aqueles que se declaram bolsonaristas.

O percentual de entrevistados que indicam que o atual presidente deve conquistar a reeleição permanece o mesmo do mês de maio, última vez em que a pesquisa havia sido realizada, cerca de 41%. Em relação à quantidade de brasileiros que apostaram na vitória de Tarcísio, o percentual apresentou oscilação.

Em maio, foram registradas 40% de opiniões de que Tarcísio venceria as eleições de 2026, enquanto os números caíram 3 pontos percentuais (pp) até o mês de julho, quando foram registrados 37%. A mudança ocorre, principalmente, em meio a polêmica do tarifaço norte-americano.

Embora o levantamento aponte que Lula possui mais chances de vencer as eleições do que os demais candidatos, a mesma pesquisa registrou um percentual de 58% dos eleitores que acreditam que Lula não deve se reeleger, os números registraram queda quando comparado ao mês de maio, onde 66% dos entrevistados defendiam a desistência de Lula.

Por outro lado, o número de eleitores que acreditam que o petista deve se reeleger apresentou crescente entre os dois meses. Em maio o percentual era de 32%, e avançou para 38% em julho.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 a 14 de julho. Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário