Governo Lula troca presidente do conselho da Petrobras por secretário de Rui Costa, diz colunista
Lula já autorizou a indicação do conselheiro Bruno Moretti, secretário de Análise Governamental; Pietro Mendes será indicado para ocupar uma diretoria da ANS
Foto: Agência Petrobras
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar o atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em seu lugar, Lula autorizou a indicação do conselheiro Bruno Moretti, secretário de Análise Governamental do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). A informação é da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Para a vaga que será aberta no conselho, o governo vai indicar o advogado Benjamin Alves Rabello, marido de uma prima distante do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
No início deste ano, Rabello chegou a ser indicado para o conselho pela União, mas não recebeu votos suficientes na assembleia-geral da Petrobras e acabou preterido em lugar de Rafael Dubeux, que é secretário-executivo adjunto de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
Na ANP, além de indicar Mendes, que é seu secretário-executivo e servidor de carreira da agência desde 2006, Silveira também deve emplacar na diretoria-geral Arthur Watt, que é consultor jurídico da Pré Sal Petróleo SA (PPSA).
Ainda de acordo com o blog de Malu Gaspar, o ministro ainda conseguiu indicar para a vaga aberta na Aneel seu secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira de Sá Junior.