Economia

Governo modifica regras para facilitar venda de imóveis públicos

MP ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional

Por Da Redação
Ás

Governo modifica regras para facilitar venda de imóveis públicos

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou medida provisória (MP), que visa facilitar a venda de imóveis que pertencem à União. O ministro Paulo Guedes defende tal medida com o objetivo de reforçar o caixa federal. A intenção da equipe econômica é arrecadar mais de R$ 30 bilhões até 2022 ao abrir mão de imóveis.

O governo pretende ampliar o desconto para imóveis que não sejam vendidos em leilão. Assim, em caso de uma concorrência fracassar, ativos imobiliários poderão ser vendidos com valor 25% abaixo do anteriormente avaliado.

A MP transfere a gestão do patrimônio imobiliário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao Ministério da Economia. Atualmente, o órgão possui 5.277 imóveis. Do total, 1.849 são unidades de prestação de serviço à população e 3.428 não estão vinculados a suas atividades operacionais. O montante arrecadado com tais vendas será destinado ao caixa da Previdência. Segundo o Ministério da Economia, imóveis do INSS que não apresentem potencial imediato de venda poderão ter outra destinação.

Em outro ponto, a MP permite que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá ser contratado, sem licitação, para realizar estudos e um plano de venda de ativos imobiliários da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário