Governo nomeia André Mendonça para Ministério da Justiça e Alexandre Ramagem para PF
Anúncio foi feito na madrugada desta terça (8) em publicação no Diário Oficial
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Marcos Oliveira/Agência Senado
O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira (28) em publicação no Diário Oficial da União, o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (abin), será o diretor-geral da Polícia Federal (PF). Os dois são amigos do presidente Jair Bolsonaro. Jose Levi Mello do Amaral Júnior foi nomeado Advogado-Geral da União.
Ficaram disponíveis os cargos no Ministério da Justiça e no comando da PF após a saída do ex-ministro Sergio Moro e do ex-diretor-geral Maurício Valeixo.
Sob ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) a PF investiga um esquema de fake news contra ministros da Corte e o caso de parlamentares considerados suspeitos de apoiar atos democráticas, que pregam intervenção militar e volta do AI-5.
O relator dos inquéritos, ministro Alexandre de Moraes, determinou que os delegados que forem responsáveis pelas investigações sejam mantidos na função, após Moro ter denunciado que uma das razões para Bolsonaro ter mudado o comando da Polícia Federal é um incômodo do presidente com os inquéritos.