• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo pede abertura de processo contra servidores envolvidos em invasões de Brasília
Brasil

Governo pede abertura de processo contra servidores envolvidos em invasões de Brasília

Pedido foi encaminhado de forma conjunta pela Advocacia-Geral da União e Ministério da Gestão

Por Da Redação
Ás

Governo pede abertura de processo contra servidores envolvidos em invasões de Brasília

Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Gestão solicitaram a imediata instauração de um processo administrativo disciplinar na Controladoria-Geral da União (CGU) contra servidores federais envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas.

Os órgãos do governo Lula recomendam que a CGU avalie a possibilidade de afastamento temporário do servidor, caso comprovada a participação nos atos, para evitar possíveis interferências nas apurações.

O aviso interministerial considera "inadmissível" a participação de servidores públicos em atos de vandalismo e aponta que, em análise preliminar, os funcionários podem responder por infrações disciplinares contra as instituições e o patrimônio público. 

Além disso, os servidores também poderiam responder por crime qualificado contra a administração, passível de demissão.

Processos

A CGU já abriu 16 processos contra servidores. O principal processo envolve Henrique Guilherme do Amaral Santos, servidor da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda. Ele é suspeito de envolvimento nos atos golpistas. A pasta, comandada por Fernando Haddad (PT), já foi notificada do caso. 

Outro servidor supostamente envolvido nos atos atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, localizada em Uberaba (MG). A instituição também foi notificada. 

Um caso segue em análise e outros 13 foram arquivados pela CGU por razões que incluem aposentadoria do servidor ou o fato de serem estagiários ou contratados temporariamente pelo governo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário