Governo planeja investir R$ 50 bilhões em energia renovável em 2023
Maior parte dos recursos será empregada no Nordeste
Foto: Divulgação
O governo federal planeja fazer um investimento de R$ 50 bilhões na produção de energia renovável em 2023, especialmente de fontes eólica e solar. Quando o plano de investimento for concluído, o Brasil deve acumular um aumento de 1% na geração de energia renovável, em relação ao total da energia gerada no país, saindo dos atuais 85% para 86%.
Os recursos serão investidos para expandir o sistema de transmissão, o que fica sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O plano consiste em fazer cerca de 14 mil quilômetros de novas linhas de transmissão — aumento de 8% na extensão total de linhas do país — e 13 novas subestações.
A maioria desse investimento será empregada no Nordeste, no intuito de aproveitar o potencial de geração de energia renovável presente na região, a eólica e e a solar. Isso resolveria o excedente dessa produção para os consumidores do Sudeste e do Centro-Oeste.
Ainda em 2023, dois leilões devem ser realizados. As empresas vencedoras ficarão a cargo de executar as obras em um prazo que vai de 36 a 72 meses, além de manter a operação por ao menos 30 anos.