• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo português quer obrigar proprietários de casas vazias a alugá-las para inquilinos a longo prazo
Mundo

Governo português quer obrigar proprietários de casas vazias a alugá-las para inquilinos a longo prazo

Decisão final sobre a implantação medida será tomada em 16 de março

Por Da Redação
Ás

Governo português quer obrigar proprietários de casas vazias a alugá-las para inquilinos a longo prazo

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O governo de Portugal anunciou uma medida que obriga os proprietários de casas vazias a alugar estes imóveis para inquilinos de longo prazo, em uma tentativa de aumentar a oferta de moradias diante de um setor imobiliário que se tornou caro para os portugueses.

A política, anunciada na segunda-feira (20), faz parte de um pacote de medidas no ramo aprovado na semana passada. O plano “Mais Habitação” também limitou o aumento no preço do aluguel, criou iniciativas para acelerar construções, interrompeu a emissão de novas licenças a apartamentos voltados para o turismo — a exemplo do Airbnb — e limitou as que já existem, cobrando uma taxa extra.

A medida que teve maior repercussão foi o fim do programa Golden Visa, que concedia visto a estrangeiros que comprassem casa em Portugal e investissem no país. O programa era criticado porque gerou uma onda de aumento nos preços dos imóveis, visando pessoas de fora, o que tornou a habitação inacessível para uma parte da parcela local.

As propostas habitacionais do governo passam por um período de discussão pública até 16 de março, dia em que o gabinete vota a aprovação final. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.