Governo prepara 2.418 leitos de referência para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19

Salvador e Lauro de Freitas tem o maior número de leitos

Por Da Redação
Ás

Governo prepara 2.418 leitos de referência para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19

Foto: Reprodução

Em todo o Estado, uma estrutura com 2.418 leitos de referência para a coronavírus (Covid-19), entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos, está sendo montada para o atendimento de baianos infectados pelo vírus.

O município com maior número é Salvador, com 1.399 leitos. "Nós ampliamos muito a nossa rede de atendimento em toda a Bahia, porque precisamos estar preparados para atender as pessoas. O crescimento do número de infectados é muito rápido, acontece de forma exponencial. Quando menos se espera, há uma explosão de casos", afirmou o governador da Bahia, Rui Costa.

Comprados a quase um mês, a Bahia no entanto segue sem reforço de respiradores. Após a primeira compra ser cancelada, o Estado teve que realizar uma segunda aquisição.

"Estamos aguardando que os respiradores que compramos no exterior cheguem no Brasil para reforçar a estrutura que montamos. Nós mudamos a rota de entrega dessas compras para evitar a passagem pelos Estados Unidos e outros países que passam sequestrar esses equipamento. Temos previsão de chegada já na próxima semana".

Pelo interior da Bahia, 1019 leitos de referência para a Covid-19 vão ser colocados a disposição.

Lauro de Freitas é o segundo município com mais leitos, totalizando 301 vagas, sendo 91 UTIs. A maior contribuição será do Hospital Metropolitano, cuja abertura será no mês de maio, com 191 leitos.

Feira de Santana vem em terceiro, com 140 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, Hospital Geral Clériston Andrade e Hospital Mater Dei.

Vitória da Conquista e Ilhéus terão, respectivamente, 81 e 61 leitos voltados para os pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19.

Na cidade do sudoeste baiano, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral de Vitória da Conquista são as unidades preparadas para receber os pacientes graves. Já em Ilhéus, o Hospital do Cacau e o Hospital de Ilhéus são as unidades de referência e retaguarda. Já em Seabra, o Hospital Regional da Chapada está dedicando 46 leitos, sendo dez UTIs e 36 leitos clínicos.

A lista completa de cidades e unidades de referência estão disponíveis no site www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.