• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo russo impõe toque de recolher de 24 horas em Kherson, na Ucrânia

Governo russo impõe toque de recolher de 24 horas em Kherson, na Ucrânia

Pela primeira vez Vladimir Putin reconhece a tensão na região que ele afirma ter anexado

Por Da Redação
Ás

Governo russo impõe toque de recolher de 24 horas em Kherson, na Ucrânia

Foto: Agência Brasil

Kirill Stremousov, vice-governador russo da região de Kherson, na Ucrânia, anunciou nesta sexta-feira (4), que um toque de recolher de 24 horas foi imposto na cidade. Em mensagem de vídeo postada no Telegram, o gestor disse que o toque de recolher era necessário “para defender nossa cidade de Kherson” do que ele chamou de “ataques terroristas”.

Stremousov repetiu pedidos anteriores para que civis deixassem a área, dizendo que colunas de veículos ucranianos foram vistas em áreas da linha de frente e que um ataque era iminente.

A Rússia declarou que havia anexado a região em setembro, tornando-a a maior cidade ucraniana sob controle de Moscou. Em resposta, as forças ucranianas têm tentado retomar o controle da área.

Ainda nesta sexta,  presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que “ações mais perigosas” estão acontecendo em Kherson, e pediu que as pessoas deixassem a cidade. Esta é a primeira vez que o Kremlin reconhece uma ameaça a um território que afirma ter anexado. 

“Aqueles que vivem em Kherson devem ser removidos da zona das ações mais perigosas, porque a população civil não deve sofrer”, disse Putin ao comemorar o Dia da Unidade Nacional da Rússia, em programa da televisão estatal RIA. 

Região de Kherson

A região de Kherson é estrategicamente crucial, pois é passagem tanto para o acesso terrestre quanto grande parte do abastecimento de água à Crimeia, que a Rússia anexou em 2014. Moscou controla a região desde o começo da invasão da Ucrânia, em fevereiro, e declarou que havia anexado a região em setembro, tornando-a a maior cidade ucraniana sob controle russo. 

No entanto, as forças ucranianas têm seguido uma contra-ofensiva desde agosto, expulsando o exército russo de grande parte do norte da região em setembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.