Coronavírus

Governo zera imposto de importação para 118 produtos usados no combate à Covid-19

Total de produtos com tarifas zeradas sobe para 509

Por Da Redação
Ás

Governo zera imposto de importação para 118 produtos usados no combate à Covid-19

Foto: Rahel Patrasso/Reprodução

Uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU), zerou a tarifa de imposto que incide sobre um total de 118 produtos usados no combate ao novo coronavírus.

Com a medida, sobe para 509 o número de produtos que tiveram a tarifa de importação zerada desde o início da pandemia de Covid-19. Por meio de nota, o Ministério da Economia informou que a ampliação da lista de itens importados atende à demanda do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um dos itens com imposto reduzido a zero é a prednisona, indicada para o tratamento de doenças endócrinas, osteomusculares, alérgicas e oftálmicas. Medicamentos antivirais e antirretrovirais também estão na lista.

Para evitar gargalos nos portos e aeroportos e acelerar a entrega das cargas, a Receita Federal simplificou o despacho aduaneiro de importação. O governo também suspendeu tarifas antidumping (aplicadas quando há concorrência desleal de itens importados) sobre tubos de coleta de sangue e seringas descartáveis e eliminou licenciamento de importação de mercadorias essenciais no combate à doença.

O presidente Jair Bolsonaro comentou a medida em sua rede social.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário