Michel Telles

Gran Reserva Concha y Toro é o vinho oficial do Festival do Consumo Consciente!

Evento no Parque Villa Lobos traz Talks, experiências e entretenimento para semear novos hábitos

Por Michel Telles
Ás

Gran Reserva Concha y Toro é o vinho oficial do Festival do Consumo Consciente!

Foto: Divulgação Assessoria

A linha de vinhos sustentáveis Gran Reserva, da Concha y Toro, irá patrocinar o Festival do Consumo Consciente, evento com a proposta de informar, conectar e expandir a consciência socioambiental, que será realizado no Parque Villa Lobos, no domingo,15 de outubro, Dia do Consumo Consciente. 

A ideia do festival é semear novos hábitos e pensamentos sustentáveis por meio de experiências, Talks com especialistas em sustentabilidade, e entretenimento. Além do conteúdo voltado para refletir sobre o consumo consciente, a programação conta com diversos shows gratuitos, como a apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada dos artistas Chico César e Negra Li, o grupo Samba de Dandara, a escola de samba Unidos de Paraisópolis e a Banda Cucamonga. 

“Vamos aproveitar o Festival do Consumo Consciente para apresentar nossa linha de vinhos sustentáveis. Além da venda especial das variedades Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon, também teremos Andrea Morales Cepeda, engenheira de projetos de sustentabilidade da Viña Concha y Toro, falando sobre Como Identificar um Produto Sustentável, em um dos painéis”, explica Pietro Capuzzi, Diretor de Marketing da VCT Brasil.        

Lançada a pouco mais de um ano, Gran Reserva tem seus vinhos produzidos dentro das mais rigorosas práticas sustentáveis, concebidas para proteger a biodiversidade dos biomas chilenos (até suas variedades tintas são veganas). No Brasil são três rótulos - Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère - e cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas do Chile. 

“Estamos criando vinhos de grande qualidade que proporcionam às pessoas desfrutar conscientemente e retribuir à natureza. A relação da Concha y Toro com o meio ambiente é uma via de mão dupla.  Tem liberdade, um lugar para explorar e partilhar os seus recursos para a elaboração do vinho. Em troca, preservamos esta grande reserva natural protegendo sua biodiversidade e recursos”, destaca Isabel Guilisasti, VP de Vinhos e Finos e Imagem Corporativa da Concha y Toro.

Ao longo desses anos, a Viña Concha y Toro apresentou avanços concretos na pauta ambiental ao conquistar importantes certificações como o selo Certified B Corporation - concedido às empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG, o Forest Stewardship Council (FSC), o selo Green-E e, desde 2012, o Código de Sustentabilidade Wines of Chile, o que reafirma seu compromisso em elaborar vinhos cujas uvas e manejo do vinhedo estejam totalmente em linha com práticas sustentáveis

Fora isso, o compromisso com sustentabilidade avança em direção a metas ambiciosas. A companhia visa reduzir suas emissões totais de CO2 em 35% até 2025 (em comparação com 2017) e depois, em 55% até 2030.  Em 2019, a Viña anunciou seu compromisso de zero emissões de CO2 até 2050. 

“A Concha Y Toro procura cada vez mais estar em linha com a demanda global por políticas de consciência socioambiental, além de buscar inovação por meio de pesquisas para elaborar vinhos ecologicamente corretos e ao mesmo tempo excelentes.  A linha Gran Reserva é a prova disso”, finaliza Capuzzi. 

Serviço:

Festival do Consumo Consciente será realizado no 15 de outubro, domingo, das 10h às 18h, no Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo. Evento gratuito. 

Linha Gran Reserva Concha y Toro

Sauvignon Blanc - Foi destaque na revista americana Wine & Spirits com 93 pontos, um reconhecimento histórico que o posiciona como o melhor Sauvignon Blanc do Chile da safra 2019. É um Sauvignon Blanc fresco, fácil de beber, com especial atenção ao equilíbrio da acidez. No olfato é um vinho mineral, com notas cítricas, lima e toranja. No paladar é fresco, longo e intenso.

Carménère - As uvas são provenientes do vinhedo Peumo, D.O. Peumo, Vale do Cachapoal, um terroir reconhecido na produção da uva Carménère de alta qualidade. É um vinho de cor púrpura intensa e escura, traz no olfato muito mirtilo, páprica grelhada e um toque de pimenta negra e branca. Apresenta boa concentração de aromas, e, na boca, é frutado, com sabor fresco, acidez rica, taninos doces com muita fruta, que lhe conferem um final longo.  O potencial de guarda é de 5 anos, e este rótulo combina bem com queijos maduros e a típica cozinha chilena.

Cabernet Sauvignon - É proveniente do Vinhedo Palo Santo, D.O. Marchigüe, Vale de Colchagua, Ribeira do Tinguiririca. É um vinho de cor vermelha escura e profunda. Aromas a cereja tostada, cassis, cedro, amora e leves toques de pimenta negra. Firme e com uma profunda concentração de sabores. Uma delicada e quase sedosa textura recobre taninos suaves, que aparecem realmente no princípio de seu longo final.

Festival do Consumo Consciente

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homens e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. O acesso é gratuito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário