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Brasil

Grandes locadoras de veículos buscam se beneficiar do programa de incentivo à compra de carros

Locadoras podem antecipar compras com benefícios tributários antes do prazo exclusivo para pessoas físicas

Por Da Redação
Ás

Grandes locadoras de veículos buscam se beneficiar do programa de incentivo à compra de carros

Foto: Reprodução

As grandes locadoras de veículos no Brasil estão se movimentando para aproveitar os benefícios do programa de incentivo à compra de carros. A partir desta quarta-feira (21), elas poderão fazer pedidos às montadoras com vantagens tributárias. Duas das principais locadoras do país confirmaram seu interesse em antecipar compras para se beneficiar do programa governamental.

A medida provisória (MP) 1.175, responsável por criar o benefício para aquisição de carros, estabelece que os primeiros 15 dias do programa são exclusivos para pessoas físicas. No caso de ônibus e caminhões, esse prazo é reservado para motoristas autônomos e pequenas empresas.

Essa delimitação visa priorizar o consumidor final, pois as locadoras possuem uma demanda considerável: somente em 2022, o setor adquiriu cerca de 600 mil veículos zero quilômetro, o que representa aproximadamente 30% de todos os carros licenciados no Brasil.

No entanto, a situação pode mudar a partir do 16º dia, quando todos os demais interessados poderão adquirir veículos com os benefícios governamentais, incluindo as locadoras.

A Localiza também compartilha uma posição semelhante, afirmando que a compra de veículos no programa, a preços mais baixos do que o previsto no início do ano, poderá reduzir o investimento total em frota para este ano.

É importante ressaltar que, apesar das vantagens para as locadoras, o impacto nos preços de aluguel de carros para os consumidores pode não ser significativo. Em um comunicado relevante, a Localiza declarou que não espera variações relevantes nos preços devido à medida, pois o prazo da MP é razoavelmente inferior ao ciclo de aluguel, o que não deve ser suficiente para afetar a percepção de mercado em relação à precificação.

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