Gripe aviária: Argentina segue União Europeia e China e suspende compra de frango do Brasil
O registro aconteceu em Montenegro (RS), nesta quinta-feira (15)

Foto: Freepik
A Argentina seguiu os passos da União Europeia e China e suspendeu a compra de frango do Brasil, após o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial. O registro aconteceu em Montenegro (RS), nesta quinta-feira (15).
A suspensão segue os protocolos sanitários firmados entre os países e o Brasil, uma vez que os acordos sanitários preveem que é o próprio Brasil que precisa suspender automaticamente as exportações de frango quando há detecção de doenças em granjas.
A suspensão é temporária e tende a durar até que o Brasil comprove o controle do foco e retome o status sanitário exigido pelos parceiros comerciais. O governo federal e as entidades da cadeia avícola acompanham a situação e reforçaram a adoção de medidas de biossegurança para conter a disseminação do vírus.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e a avicultura representa um dos principais segmentos do agronegócio nacional. Até então, os casos registrados de influenza aviária no país se limitavam a aves silvestres. Esta é a primeira ocorrência comercial desde o início da vigilância intensificada.