Grupo Botequim recebe Juliana Ribeiro na primeira roda de samba do ano
Encontro será próximo dia 14 de janeiro (sexta-feira) no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Foto: Divulgação
Nada como suar a camisa com grandes canções do samba tradicional brasileiro para dar boas-vindas ao ano 2022. Esse é o convite da primeira roda de samba do ano do Grupo Botequim, que acontece no dia 14 de janeiro (sexta-feira), às 21h, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. A convidada da noite é a cantora, compositora e historiadora baiana Juliana Ribeiro, que lançou recentemente o álbum “Preta Brasileira” e participa da roda com sua belíssima voz.
"O objetivo da nossa roda é sempre proporcionar um momento de alegria, esperança e consciência da importância histórica que o samba tem para as pessoas", comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e um dos fundadores do Botequim. Ele conta que, nas últimas rodas, a participação do público vem chamando a atenção. “Além de esgotar os ingressos, o nosso público tem ficado mais próximo da gente durante as apresentações, acompanhando e cantando todas as canções”.
Amiga e parceira do Grupo Botequim, a artista Juliana Ribeiro promete uma participação marcante, reforçando o canto da noite em grande estilo. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz e timbre marcante, Juliana surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da sua pesquisa como historiadora, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do gênero musical é narrada através da própria música, num repertório que engloba três séculos de canção, (XIX à XXI), passeando por ritmos como lundu, jongo, maxixe, sembas angolanos, batuque e sambas-de-roda.