Grupo de brasileiros que deixou Gaza já está no Egito, diz Lula
Ao todo, 32 pessoas se preparam para voltar ao país
Foto: Reprodução
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou neste domingo (12), através das redes sociais, que os brasileiros que estavam aguardando assistência para sair da Faixa de Gaza conseguiram atravessar a fronteira e já estão no Egito. Na publicação, o petista assegurou que, por meio da Operação Voltando em Paz, o grupo de 32 pessoas chegará ao Brasil em segurança.
“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, escreveu o presidente.
Em nota, o ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que os brasileiros foram recebidos por uma equipe da embaixada brasileira no Cairo, responsável pela etapa final da repatriação.
Ainda de acordo com o Itamaraty, duas pessoas desistiram de ir para o Egito e ficaram em Gaza. A saída dos brasileiros era esperada para sábado, mas a fronteira fechou por problemas diplomáticos entre Egito e Israel.
Próximos passos
Partindo do Cairo, os brasileiros devem embarcar em um avião da Presidência da República, com escalas na Itália, Espanha e Recife antes de chegar a Brasília. O voo está estimado em 48 horas. Ao chegar ao Brasil, serão providenciados serviços de abrigo, documentação e alimentação, acompanhados de apoio psicológico, cuidados médicos e vacinação. A previsão é que fiquem hospedados em Brasília por dois dias.