Grupo de brasileiros recebe autorização para deixar a Faixa de Gaza
Após passagem pela fronteira com Egito, famílias terão longo caminho por terra e avião até base aérea em Brasília
Foto: Gigi Ibrahim/Wikimedia Commons
Depois da reabertura da passagem de Rafah na fronteira com o Egito, as famílias de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza e serão repatriadas foram autorizadas a deixar a região. As informações são do Itamaraty.
O grupo, formado por 34 pessoas que estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah, já aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local) desta sexta-feira (10). A espera agora é apenas para resolver os "trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil", diz o Itamaraty.
Ainda de acordo com a Embaixada do Brasil no Egito, assim que passarem pela fronteira, será feita uma avaliação médica em Rafah para verificar a necessidade de atendimento. Uma equipe do Itamaraty está pronta para recebê-los. O governo egípcio também montou um hospital de campanha para cuidar dos estrangeiros.
Após isso, o grupo segue de ônibus até o aeroporto de El Arish, que fica a 53 km de Rafah, para embarque no avião presidencial que já está no Egito à espera do grupo. A aeronave depois fará escalas no Cairo, Roma, Las Palmas e Recife antes da chegada no destino final em Brasília.
Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente no domingo (12).