Grupo de migrantes da América Central e do Sul segue para fronteira dos EUA e México
São cerca de 1.500 pessoas
Foto: Reprodução / CNN Espanhol
Uma caravana de cerca de 1.500 migrantes, formada majoritariamente por cidadãos da América Central e do Sul, está a caminho da fronteira entre o México e os Estados Unidos. A jornada começou no domingo (23), em Suchiate, cidade no estado de Chiapas, no sul do México, que faz fronteira com a Guatemala.
“Espero que os Estados Unidos abram uma porta de bênçãos e nos ajudem”, declarou David Martínez, um migrante hondurenho, em entrevista à CNN. Carmen Enríquez, também de Honduras, compartilhou seus motivos para a viagem: “Somos pessoas que querem viver, melhorar a nossa família, buscar um futuro melhor para a nossa família. Mas não vamos por preguiça nem nada. Nosso pessoal é muito trabalhador. Não somos criminosos. Sou auxiliar de enfermagem e não há trabalho no meu país, não posso estar no meu país fazendo nada. Meus filhos precisam estudar, eles são o futuro”.
Na última terça-feira (23), o grupo já havia alcançado Tapachula, cidade situada a cerca de 40 quilômetros de Suchiate. Para evitar pagar aos contrabandistas, os migrantes frequentemente optam por viajar em grandes grupos enquanto seguem para o norte, atravessando o México com o objetivo de entrar nos Estados Unidos.