Grupo realiza protesto após suspensão de atendimentos no Hospital Dia, em Salvador
Unidade é responsável por cirurgia simples e fica no Hospital Roberto Santos
Foto: Reprodução / TV Bahia
Grupo incluindo pacientes e funcionários do Hospital Dia, que fica no Hospital Roberto Santos, em Salvador, protestam na manhã desta segunda-feira (4), contra o fechamento por tempo indeterminado da unidade. O governo estadual determinou a suspensão das atividades do Hospital Dia, para redirecionar recursos ao combate à Covd-19. A unidade é responsável por cirurgias simples.
Os manifestantes realizam o protesto em frente à emergência pediátrica. De acordo com eles, mais de 60 funcionários foram desligados por causa da suspensão das atividades no Hospital Dia. Além disso, eles contam que muitos pacientes não foram avisados da suspensão dos atendimentos, foram até a unidade e tiveram que voltar para casa.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou que a decisão foi de suspender todas as cirurgias eletivas por prazo indeterminado, em todo o estado.
"Precisamos redirecionar esforços, redirecionar anestésicos, medicamentos, respiradores - que estão começando a faltar em todo o país -, leitos, recursos humanos, técnicos, para poder atender aos leitos de Covid. Como essas não são cirurgias urgentes, eles podem tranquilamente ser remarcadas", falou o secretário, que ainda destacou que a situação do Hospital Dia será reavaliada posteriormente.