Guedes joga responsabilidade sobre reformas para o Congresso
Ministro afirma que Brasil escapará da crise se as mundaças forem aprovadas

Foto: Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a equipe econômica está “absolutamente tranquila e confiante” diante da crise financeira que abalou as bolsas de todo o mundo e reacendeu o temor de uma recessão global, nesta segunda (9), empurrando o dólar para R$ 4,75. Ele afirmou que sua equipe sabe lidar com a situação, pois são serenos e experientes e garantiu que o Brasil pode escapar dessa crise se fizer o dever de casa, aprovando as reformas econômicas.
“Estamos absolutamente tranquilos e confiantes de que a democracia brasileira vai reagir, transformando essa crise em avanço das reformas, em mais crescimento e mais empregos. Enquanto o mundo desce, o Brasil vai começar a reaceleração do crescimento”, disse. O ministro também foi questionado sobre o impacto na economia brasileira da crise financeira, que começou com o coronavírus e se acentuou, nesta segunda-feira, com a derrocada dos preços internacionais de petróleo. “Qual é a minha resposta a isso? A melhor resposta à crise são as reformas”, emendou.
O titular da Economia alegou que o mundo já estava em desaceleração, antes mesmo do coronavírus e da crise do petróleo, e disse que o Brasil caminha no sentido contrário. Ele voltou a usar os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que cresceu 1,1% em 2019, para dizer que o país está voltando a crescer. E repetiu que essa recuperação terá continuidade neste ano com a aprovação das reformas econômicas.