• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Guedes volta a defender revisão da tarifa do Mercosul durante seminário
Brasil

Guedes volta a defender revisão da tarifa do Mercosul durante seminário

Decisão é relevante para atender necessidades internas, ressalta o ministro

Por Da Redação
Ás

Guedes volta a defender revisão da tarifa do Mercosul durante seminário

Foto: Reprodução/ Agencia Brasil

Durante a abertura do seminário “Mercado Digital Regional", promovido pelo Ministério de Relações Exteriores e Cepal nesta segunda-feira (8), o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) como uma medida que levará à modernização do Mercosul. 

Segundo ele, a decisão é relevante para atender necessidades internas, como a diminuição do custo de alimentos e outros itens essenciais no Brasil. "A modernização do Mercosul passa também pela dimensão tarifária e nós trabalhamos isso bastante com os nossos sócios. É importante ter acesso e atenção às necessidades internas de forma a reduzir o custo de comida, de itens essenciais para a população brasileira", declarou.

Na semana passada, o Brasil reduziu em 10% as alíquotas de importação de 87% do universo tarifário, alegando que essa redução é importante para o combate à Covid-19 e para ajudar a conter a inflação. 

A avaliação de Guedes sobre o Mercosul é que o bloco foi visionário quando formado, mas segundo ele, acabou engessando muito as relações comerciais entre os países, precisa passar por mudanças para promover uma integração mais ampla com a economia global, por meio de novos acordos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.