• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Guerra dos EUA contra terrorismo em diversos países matou mais de 4,5 milhões de pessoas
Mundo

Guerra dos EUA contra terrorismo em diversos países matou mais de 4,5 milhões de pessoas

'Guerra ao Terror' acontece desde o ataque às Torres Gêmeas de Nova York, em 2001

Por Da Redação
Ás

Guerra dos EUA contra terrorismo em diversos países matou mais de 4,5 milhões de pessoas

Foto: Reprodução

Novas pesquisas revelam que a chamada guerra contra o terror dos Estados Unidos matou pelo menos 4,5 a 4,6 milhões de pessoas e continua crescendo. O estudo, publicado em um relatório, pelo projeto Costs of War da Brown University, no estado americano de Rhode Island, revelou os números como resultado dos conflitos liderados pelos EUA no Afeganistão, Iraque, Paquistão, Síria, Iêmen, Líbia e Somália.

A chamada “Guerra ao Terror” foi deflagrada pelos Estados Unidos em diversos países do mundo desde o ataque às Torres Gêmeas de Nova York,  em 11 de setembro de 2001. 

O relatório cita as fatalidades diretas da guerra, como ataques que mataram diretamente quase 1 milhão de pessoas. De acordo com a pesquisa, outro aspecto importante que indiretamente matou milhões de pessoas é a destruição militar de economias, serviços públicos, infraestrutura e meio ambiente, que aumenta o número de mortos muito tempo depois que as bombas são lançadas e aumenta com o tempo. O relatório estima que esses fatores contribuíram para a morte de mais de 3,5 milhões de pessoas.

O relatório também aponta as dificuldades de catalogar com precisão dados sobre morte em um ambiente opaco como o de uma guerra, com restrições políticas de disseminação de informações aliada às dificuldades práticas de um teatro de guerra.

Um exemplo dessa dificuldade está na guerra no Iraque. Um artigo de 2006 no The Lancet estimou que aproximadamente 600 mil iraquianos morreram devido à violência da guerra entre 2003 e 2006. Dois anos depois outro levantamento estimou o número de mortes violentas no mesmo período em 151 mil. The Iraq Body Count, um projeto que conta civis e mortes de combatentes no Iraque, documenta 300 mil mortes violentas até os dias atuais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário