Economia

Guerra entre Rússia e Ucrânia prejudica exportações do amendoim brasileiro

Os dois países do leste europeu são os destinos de quase metade da exportação do produto nacional

Por Da Redação
Ás

Guerra entre Rússia e Ucrânia prejudica exportações do amendoim brasileiro

Foto: Reprodução

Em meio a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia, agricultores brasileiros tem se procupado com os impactos gerados nas exportações do amendoim nacional. Os dois países do leste europeu são os destinos de quase metade deste produto brasileiro que vai para o exterior.

Apenas no ano passado, as empresas brasileiras lucraram cerca de US$ 344 milhões em vendas. Os russos pagaram por 37,6% desse valor e a Ucrânia, 8,71%, segundo dados do Ministério da Agricultura.

No entanto, ainda que haja importância no comércio com esses dois países, o amendoim não está entre os 10 produtos mais exportados pelo Brasil. O valor da sua venda externa corresponde por apenas 1% do que o país embarca de soja, por exemplo.

"O amendoim estava em processo de embarque [para Rússia e Ucrânia], mas, com o início da guerra, o exportador segurou a carga", explicou, ao g1, o presidente da Câmara Setorial do Amendoim do governo de São Paulo, Luiz Antônio Vizeu.

Na última quinta-feira (24), os militares da Ucrânia fecharam seus portos logo após a invasão russa. Já as empresas de transporte marítimo suspenderam temporariamente o deslocamento de contêineres para a Rússia, após sanções ocidentais impostas a Moscou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.