Guerra: Google bloqueia canais do YouTube do Russia Today e do Sputinik
Sanção é válida para toda a Europa; medida é uma resposta aos ataques feito pela Rússia à Ucrânia

Foto: NurPhoto/Getty Images
A empresa Google anunciou, nesta terça-feira (1º), que bloqueou os canais do YouTube ligados à TV Russia Today e ao portal Sputinik, ligados aos veículos de comunicação estatais e financiados pelo governo russo. A proibição é válida em toda a Europa.
A publicação do Google Europa no Twitter diz que "devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados ao Russia Today e ao Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato. (...) Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas", diz post.
Due to the ongoing war in Ukraine, we’re blocking YouTube channels connected to RT and Sputnik across Europe, effective immediately. It’ll take time for our systems to fully ramp up. Our teams continue to monitor the situation around the clock to take swift action.
— Google Europe (@googleeurope) March 1, 2022
O bloqueio ocorre após uma sequência de sanções do próprio Google e da Meta, proprietária do Facebook, à Rússia, desde o início do conflito com a Ucrânia.
No último domingo (27), o Google impediu a imprensa estatal russa de monetizar conteúdo na plataforma, em represália pela invasão da Ucrânia pela Rússia. No mesmo dia, a empresa também anunciou que desativou temporariamente os dados de tráfego ao vivo do Google Maps na Ucrânia, como informações em tempo real sobre as condições de trânsito e quão movimentados diferentes lugares estão.
Na segunda-feira (28), a Meta, dona do Facebook, anunciou o bloqueio dos acessos do Rússia Today e do Sputinik, na União Europeia.