Guerra: Unesco implementa medidas para proteger jornalistas na Ucrânia
Pelo menos quatro profissionais já foram mortos enquanto cobriam o conflito
Foto: Unsplash/Engin Akyurt
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou nesta sexta-feira (18), em comunicado, novas medidas de emergência para proteger jornalistas que estão trabalhando na Ucrânia. Segundo o órgão, a ação visa ajudar que os profissionais de imprensa continuem divulgando informações sobre a guerra de forma segura.
A diretora-geral da agência, Audrey Azoulay, afirma que a Unesco está “determinada em apoiar e a proteger jornalistas e profissionais da mídia” que estão arriscando suas vidas na Ucrânia. Pelo menos quatro profissionais que cobriam a guerra foram mortos desde que o conflito com a Rússia começou. Todas as mortes foram condenadas pela Unesco, além de vários outros profissionais que ficaram feridos.
Ainda de acordo com a Unesco, milhares de jornalistas estão reportando diretamente da Ucrânia, sendo que muitos não têm equipamentos adequados de proteção. Por isso, o órgão também está fornecendo 125 kits de equipamento de proteção pessoal, além de treinamento para a cobertura jornalística em ambientes hostis.