• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Guterres faz apelo por ambição e flexibilidade na reta final da COP28
Mundo

Guterres faz apelo por ambição e flexibilidade na reta final da COP28

Secretário-geral da ONU reitera a importância de retomar as metas do Acordo de Paris

Por Da Redação
Ás

Guterres faz apelo por ambição e flexibilidade na reta final da COP28

Foto: Mark Garten/ONU

Na reta final das negociações da Conferência sobre Alterações Climáticas (COP28) em Dubai, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo incisivo por "ambições e flexibilidade máximas". A declaração do secretário foi dada nesta segunda (11). Guterres ainda reiterou a importância de retomar as metas do Acordo de Paris e enfatizou a necessidade de colocar um ponto final no uso de combustíveis fósseis.

As discussões na COP28 abordam questões cruciais, incluindo a referência aos combustíveis fósseis, que ainda carece de consenso entre as partes. Guterres destaca a essencialidade de reconhecer a necessidade de iniciar a eliminação de todos os combustíveis fósseis, alinhada com a meta de 1,5ºC e impulsionar uma transição energética justa.

O Acordo de Paris estabeleceu objetivos ambiciosos para reduzir as emissões e limitar o aumento da temperatura global. As negociações atuais envolvem diferentes abordagens sobre o tema dos combustíveis fósseis, suscitando debates, especialmente entre os produtores de petróleo.

Guterres ressalta que a eliminação dos combustíveis fósseis não implica um cronograma uniforme para todos os países, mas sim uma abordagem global compatível com a neutralidade carbônica até 2050 e a limitação do aumento da temperatura a 1,5ºC. Além disso, a ambição na adaptação às alterações climáticas é apontada como um ponto fundamental, ainda em discussão.

O secretário-geral faz um apelo por maior esforço dos maiores emissores, destacando a importância do financiamento climático e mecanismos para aliviar a situação financeira de países em desenvolvimento. Ele destaca a necessidade de implementar compromissos de forma transparente e defende mecanismos como alívio da dívida e mudanças nos modelos de negócios dos bancos multilaterais.

António Guterres enfatiza que os próximos dois anos serão cruciais e espera que as delegações deixem Dubai com uma compreensão clara do que é exigido até a COP30, agendada para 2025 no Brasil. A COP28 encerra suas atividades nesta terça-feira (12).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário