GWM mostra novo Tank 400 híbrido que pode vir ao Brasil

SUV grande já foi confirmado para o Brasil

Por Marcos Camargo Jr.
Às

GWM mostra novo Tank 400 híbrido que pode vir ao Brasil

A GWM apresentou na China a nova geração do Tank 400, que chega com atualizações visuais, novas tecnologias e três opções de motorização — a combustão, híbrida e híbrida plug-in. O modelo mantém a estrutura de chassi sobre longarinas e passa a ser oferecido no mercado chinês com preços a partir de R$ 205 mil (conversão direta).

 

No Brasil, a marca comercializa apenas o Tank 300, SUV menor posicionado na faixa de R$ 339 mil.

Visual e dimensões

O novo Tank 400 recebeu parachoque redesenhado, molduras pretas nas áreas dos faróis de neblina e nova grade cromada com barras horizontais. Os faróis assumem formato poligonal, enquanto as laterais exibem para-lamas com rebites aparentes e estribos diferenciados por versão — elétrico na Hi4-T Smart e fixo na Hi4-Z Smart.

Na traseira, o SUV mantém o estepe fixado na tampa do porta-malas, agora com nova capa e identificação revisada.

Em dimensões, o modelo mede 4,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,90 m de altura e tem entre-eixos de 2,85 m.

Interior e equipamentos

O painel foi redesenhado e abriga uma central multimídia de 15,6 polegadas com resolução 2.5K, rodando o sistema Coffee OS com o assistente inteligente Coffee GPT. O quadro de instrumentos é digital de 12,3 polegadas e há projeção de informações no para-brisa (HUD).

O antigo seletor giratório de marchas foi substituído por alavanca tradicional.

Nas versões superiores, o Tank 400 oferece bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem, tela de 15,6” para os passageiros traseiros, geladeira de 5,4 litros, cortinas manuais e sistema de som com 14 alto-falantes.

Motores e desempenho

O novo Tank 400 está disponível em cinco configurações de trem de força, incluindo motores a gasolina, diesel, híbridos leves e híbridos plug-in (PHEV).

Versões a combustão:
    •    2.0 turbo a gasolina com sistema híbrido leve de 48V, potência de 252 cv e 385 Nm de torque, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas.
    •    2.4 turbo diesel, com 186 cv e 490 Nm, também com transmissão automática de 9 velocidades.

Versões híbridas plug-in:
    •    Tank 400 Hi4-T: combina o motor 2.0 turbo de 252 cv com motor elétrico de 177 cv, totalizando potência combinada superior a 300 cv. Usa bateria de 37,1 kWh, com autonomia elétrica de 105 km e recarga rápida de até 103 kW.
    •    Tank 400 Hi4-Z: une o mesmo motor 2.0 turbo a dois motores elétricos, de 292 cv e 326 cv, alimentados por bateria de 59,05 kWh, que garante autonomia elétrica de cerca de 200 km e recarga rápida de até 163 kW.

Tecnologia e condução autônoma

As versões Smart trazem o Coffee Pilot Ultra, sistema avançado de assistência à condução equipado com sensor LiDAR no teto e câmeras laterais. O conjunto permite condução semiautônoma em vias urbanas e rodovias, além de função de estacionamento automático.

Posicionamento

Com a nova linha, o Tank 400 passa a ocupar o espaço de SUV médio-grande na gama da GWM, acima do Tank 300 e abaixo do Tank 500.
A marca ainda não confirmou a chegada do modelo ao Brasil, mas a estratégia de ampliar o portfólio de híbridos e elétricos da GWM indica que o SUV pode futuramente integrar o plano de expansão regional.

Ficha técnica – GWM Tank 400 (China)

Item    Especificação
Motorização (gasolina)    2.0 turbo com sistema híbrido leve de 48V
Potência / Torque (gasolina)    252 cv / 385 Nm
Motorização (diesel)    2.4 turbo
Potência / Torque (diesel)    186 cv / 490 Nm
Versões híbridas plug-in    Hi4-T e Hi4-Z
Bateria (Hi4-T / Hi4-Z)    37,1 kWh / 59,05 kWh
Autonomia elétrica    105 km (Hi4-T) / 200 km (Hi4-Z)
Transmissão    Automática de 9 marchas
Tração    Integral
Comprimento / Largura / Altura    4.960 mm / 1.970 mm / 1.900 mm
Entre-eixos    2.850 mm
Preço inicial (China)    A partir de R$ 205 mil (conversão direta)

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