Há 50 anos, Pelé marcava o milésimo gol no Maracanã
Ao alcançar o feito marcante, craque dedicou gol as crianças carentes
Foto: Getty Images
Há 50 anos, os torcedores presentes no Maracanã, além dos tantos que assistiam pela TV a partida entre Vasco e Santos, presenciaram uma das inúmeras marcas históricas de Pelé. Naquela noite, diante do clube carioca, o Rei do Futebol e maior jogador de futebol de todos os tempos, anotava o milésimo gol como profissional.
Até o fim da carreira, em 1977, outras 281 bolas foram parar nas redes adversárias, mas aquele que foi comemorado com um beijo na bola e em seguida, dedicado as crianças, foi registrado como um dos momentos históricos do esporte.
Aquele 19 de novembro de 1969 começou já com grande empolgação pra Pelé. Afinal, centenas de torcedores se aglomeraram na porta do hotel onde ele estava hospedado, logo cedo de manhã junto com o time do Santos. A expectativa pelo feito marcante para o futebol e para o Rei teve que esperar até anoite.
Após o craque passar o primeiro tempo em branco, a oportunidade do milésimo só veio na etapa final. Clodoaldo lançou Pelé em profundidade, e o camisa 10 foi derrubado dentro da área. O pênalti foi assinalado, e aos 34 minutos, com um chute colocado no canto, Pelé superou o goleiro Andrada e marcou o tão sonhado gol mil. Emocionado e cercado por inúmeros fotógrafos e repórteres, Pelé pegou a bola do fundo das redes, deu um beijou e disse querer que o povo pensasse nas crianças pobres e carentes.
“Elas precisam ser protegidas. Pelo amor de Deus, não pensem só em festas. Pensem nas crianças”.
Pelé que já era um craque, marcava definitivamente o nome na história do futebol. O feito marcante de superar os mil gols só viria a ser igualado por Romário, em 2007. Curiosamente, o Baixinho marcou o gol com a camisa do Vasco, foi no duelo diante do Sport, em São Januário, e vencido pelo cruzmaltino por 3 a 1. Ele ainda marcou outros dois até finalizar a carreira em 2008, com 1.002 gols anotados.