Hacker rouba dados de clientes de banco nos Estados Unidos
O banco afirmou acreditar ser improvável que a informação vazada tenha sido usada para fraudes,
Foto: Reprodução
Nos Estados Unidos, o banco americano Capital One reconheceu ter sido vítima do roubo de dados de mais de 100 milhões de clientes. No mesmo dia, o Departamento de Justiça do país comunicou que o FBI (Federal Bureau of Investigation) prendeu a suspeita de cometer o crime.
A suposta hacker, Paige A. Thompson, é uma especialista em Tecnologia da Informação, tem 33 anos e foi presa em Seattle, no estado de Washington. Ela pode ser condenada a até cinco anos de prisão. Segundo o FBI, foi a própria Thompson que divulgou o roubo através da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub, de propriedade da Microsoft.
Apesar do ocorrido, o banco afirmou acreditar ser improvável que a informação vazada tenha sido usada para fraudes, mas que continuará a investigar.
Um usuário do GitHub alertou a Capital One do vazamento, e o banco comunicou o caso ao FBI no último dia 19.
Segundo reportagem da Agência Brasil, o banco, com sede em McLean, no estado da Virgínia, divulgou que Thompson acessou os dados de cerca de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos e outras 6 milhões no Canadá que adquiriram produtos associados a cartão de crédito ou solicitaram cartão bancário do Capital One entre 2005 e 2019.