Hacker Walter Delgatti é ouvido no processo de cassação de Carla Zambelli
CCJ da Câmara marcou a sessão para a próxima quarta-feira (10)

Foto: Walter Delgatti Neto
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados marcou para a próxima quarta-feira (10), às 10h, o depoimento de Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker de Araraquara. Ele está preso desde 2023 e participará da oitiva por videoconferência.
Delgatti será ouvido como testemunha no processo que trata da cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ambos se tornaram réus na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. Segundo as investigações, em 2023 eles teriam incluído documentos falsos na plataforma do CNJ.
No mesmo ano, Zambelli foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto e à perda do mandato por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Apesar da decisão, a Câmara não cassou seu mandato.
A parlamentar está detida na Itália, após deixar o Brasil em meio às condenações. Ela também responde a um processo de extradição conduzido pela Justiça italiana.