Hackers do Bem abre 25 mil vagas para cursos de cibersegurança
A formação é gratuita e não tem pré-requisitos

Foto: Divulgação / Hackers do Bem
O programa Hackers do Bem, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou a abertura de 25 mil novas vagas para cursos de nivelamento e básico em 2026.
Não há pré-requisitos para participar: estudantes do ensino médio, técnico, universidade ou profissionais desta e de outras áreas podem se inscrever. Não requer experiência prévia em cibersegurança.
A formação tem início no curso de nivelamento. Após a conclusão, o inscrito pode avançar para o básico. Os níveis fundamental e especialização possuem aulas ao vivo e práticas em laboratório.
Já a etapa final é a residência T-tecnológica, que inclui atuação prática em escritórios regionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que executa o curso. A formação também conta com bolsa mensal durante seis meses.
O aumento de vagas ocorre num contexto de escassez global de profissionais da área de ciberssegurança. Segundo a ISC², o déficit ultrapassa os 4,8 milhões de especialistas. No Brasil, a ausência de mão de obra influencia empresas e órgãos públicos a investirem na formação técnica para proteção de dados e infraestrurturas digitais.
O programa foi lançado em janeiro de 2024, e já certificou mais de 36 mil alunos. A formação de especialistas da área integra uma agenda estratégica do governo federal, diante de um aumento no vazamento de dados, ataques a serviçoes essenciais e fraudes financeiras.


