Haddad demonstra confiança em relação a aprovação da reforma tributária na Câmara
Tema deve ser pautado no plenário da Câmara na próxima semana
Foto: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (26), que está confiante em aprovar a reforma tributária na Câmara dos Deputados, e afirmou ainda que é preciso sair dos "impasses" sobre as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
"Em reta final de uma negociação complexa, é todo mundo se manifestando. Você tem ali um colegiado representativo do povo, representativo da federação, Câmara e Senado. E você vai ter uma conclusão do processo, estou muito confiante", disse Haddad.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, informou que deve pautar os dois assuntos ainda nesta semana.
Haddad foi questionado se poderiam haver novas concessões e setores da sociedade ou aos governadores, e afirmou que não há concessão porque a reforma tributária dilui ao longo do tempo.
"E isso é uma virtude da reforma tributária. Pois ao diluir no tempo, ninguém está pensando no próprio umbigo. Está pensando no que é melhor para o país. Então não pode se falar em concessão, tem de se falar em buscar um equilíbrio. Ninguém vai ser governador do estado, ministro daqui... Vai ter uma dança das cadeiras, todo mundo vai sair de onde está e vai para outro lugar", declarou.
A reforma tributária causará uma mudança no peso dos impostos para cada setor da economia, por conta do estabelecimento de uma alíquota geral para todos, estimada em 25% e considerada uma das maiores do mundo.