• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Haddad descarta alta do IOF para segurar câmbio e diz que prioridade é Orçamento
Economia

Haddad descarta alta do IOF para segurar câmbio e diz que prioridade é Orçamento

Haddad voltou hoje para Brasília após cancelar o restante das suas férias

Por FolhaPress
Ás

Haddad descarta alta do IOF para segurar câmbio e diz que prioridade é Orçamento

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou uma alta do IOF para conter o avanço do dólar.

"Não tem discussão de mudar regime cambial", disse após ser questionado sobre o assunto ao chegar na sede da pasta. Ele se reuniu com o presidente Lula (PT) por quase duas horas na manhã desta segunda-feira (6).

"[O dólar] teve stress no mundo todo, no Brasil também. Hoje mesmo o presidente eleito dos Estados Unidos [Donald Trump] deu declarações moderando propostas feitas durante a campanha. É natural que as coisas se acomodem", avaliou Haddad.

De acordo com Haddad, a reunião com o presidente Lula foi para apresentar o planejamento da Fazenda para o ano.

"Não conversamos sobre [novos] cortes de gastos. Discutimos outros temas, o Orçamento. A prioridade agora é votar o Orçamento", disse.

Haddad explicou que será necessário conversar com o relator do orçamento para ajustar o texto a partir das leis aprovadas no fim de 2024 com medidas de contenção no crescimento de despesas.

Sobre a reforma no Imposto de Renda, com aumento da isenção e compensação a partir da cobrança de mais impostos de quem ganha mais, Haddad explicou que primeiro será necessário aguardar as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.

A escolha das mesas diretoras das duas casas está agendada para o início de fevereiro. Depois disso, a discussão do tema poderá acontecer, apontou o ministro.

Haddad voltou hoje para Brasília após cancelar o restante das suas férias. De acordo com o Ministério da Fazenda, "a decisão de cancelar o período de descanso foi tomada após o pronto restabelecimento de seu familiar que passou por um procedimento cirúrgico no final do ano, motivo da marcação de férias neste período".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário