Haddad diz que confia no novo presidente do BC, mas admite que nem sempre concordará com decisões
Gabriel Galípolo assumiu o cargo em meio a um cenário de tensão econômica no Brasil
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7), em entrevista à GloboNews, que confia no novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que assumiu o cargo na semana passada em meio a um cenário de tensão econômica no Brasil. Haddad destacou a importância da autonomia do BC, mas ressaltou que o governo federal nem sempre estará alinhado com as decisões da instituição.
"Meu papel é resolver tecnicamente os problemas, como eu fazia com Roberto Campos e continuarei a fazer com Gabriel Galípolo. Isso não significa que sempre vamos concordar sobre o diagnóstico e o que fazer, mas cada um está no seu papel", afirmou Haddad.
"O Banco Central tem um apanhado de informações e dialoga com a sociedade, mas na hora da decisão, um colegiado de nove pessoas se reúne, fecha as portas e toma uma decisão autônoma. Isso não vai mudar com Gabriel e tenho plena confiança de que ele sabe qual é a missão do Banco Central", completou.
Um dos principais desafios de Galípolo é reverter o pessimismo econômico, gerenciar a política de juros e controlar a alta do dólar e a inflação — que, de acordo com as estimativas atuais do mercado, deve ultrapassar a meta este ano.