• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Hamas concede lista de reféns para Israel e acordo de cessar-fogo começa a valer
Mundo

Hamas concede lista de reféns para Israel e acordo de cessar-fogo começa a valer

O cessar-fogo deve acontecer em três fases

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Hamas concede lista de reféns para Israel e acordo de cessar-fogo começa a valer

Foto: Reprodução/Instagram

O Hamas comunicou a Israel o nome das três reféns que serão liberadas neste domingo (19): Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher. Israel comprovou que recebeu da lista e declarou que o cessar-fogo entraria em vigor às 11h15 deste domingo (6h15 no horário de Brasília) —três horas depois do previsto.

O que houve

A publicação da lista acontece depois de Israel permanecer com os ataques a Gaza por não ter recebido o nome das reféns. Isso evitou o início do cessar-fogo, que estava previsto para iniciar às 8h30 deste domingo (3h30 no horário de Brasília).

O porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), Daniel Hagari, declarou que a determinação para o cessar-fogo não estava em vigor ao passo que a lista não fosse publicada. "As FDI continuam a atacar agora em Gaza, enquanto o Hamas não cumprir as suas obrigações com o acordo".

Dezenove pessoas morreram depois dos ataques de Israel, comunicou o serviço de emergência palestino. Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas.

O Hamas declarou que não tinha publicado a lista com os nomes dos reféns por "falhas técnicas". A alegação tinha sido dada antes do início do cessar-fogo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já tinha ameaçado cancelar o cessar-fogo. Netanyahu declarou no sábado que não teria trégua até que Israel estivesse com a lista dos reféns que seriam libertados pelo Hamas.

O cessar-fogo deve acontecer em três fases. Na primeira etapa, que terá uma duração de seis semanas, 33 dos 98 reféns que ainda estão em poder do Hamas serão libertados em troca de quase 2.000 prisioneiros palestinos.

As três reféns femininas são civis e serão as primeiras libertadas neste domingo (19). Romi Gonen (24), foi sequestrada no momento do ataque ao festival de música Nova, em 7 de outubro. Doron Streinbrecher (31), e Emily Damari (28), a única refém com nacionalidade britânica, foram levadas do kibbutz Kfar-Aza. Em troca, 95 prisioneiros palestinos deverão ser liberados.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário