Hamas diz estar aberto a negociar cessar-fogo com Israel
Líder de alta patente deu declaração à veículo árabe
Foto: UNRWA/Mohammed Hinnawi
O Hamas afirmou nesta segunda-feira que está disposto a negociar trégua com Israel. O integrante de alta patente do grupo terrorista Moussa Abu Marzouk disse ao veículo árabe “Al Jazeera” que eles estão abertos a "todos os diálogos políticos". Apesar da sinalização de Marzouk sobre uma possível trégua, um porta-voz do Hamas disse que o grupo não negociará sobre os prisioneiros israelenses "sob fogo", segundo a Sky News.
Em vídeo, Abu Ubaida disse que Israel deveria estar pronto para "pagar o preço" em troca da liberdade dos reféns. 100 pessoas israelenses estão sendo mantidas reféns em Gaza.
Ao ser questionado se estaria disposto a discutir um cessar-fogo, Marzouk disse que o Hamas está aberto a "algo desse tipo". A declaração veio após o grupo anunciar que executaria reféns caso Israel realizasse novos ataques.
O almirante Daniel Hagari, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), declarou que as tropas israelenses retomaram o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Não há mais combates entre as FDI e o Hamas. Na cidade de Gaza, um campo de refugiados palestinos foi atingido por ataques aéreos de Israel nesta segunda-feira. Dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas em Gaza enquanto a FDI continua a atacar as posições do Hamas na faixa, segundo a Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (UNRWA, na sigla em inglês) no domingo. Mais de 73 mil pessoas estão agora em 64 abrigos da UNRWA, segundo a declaração da agência.