Hamas diz estar próximo a acordo de trégua com Israel
Negociações incluem cessar-fogo de pelo menos 5 dias e libertação de reféns, segundo jornal
Foto: Unicef
O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, afirmou que o movimento está próximo de alcançar um acordo de cessar-fogo com Israel, de acordo com um comunicado divulgado no Telegram nesta terça-feira (21).
Equipes de negociação se esforçam para chegar a um acordo que resulte na libertação dos, aproximadamente, 240 reféns, a maioria deles israelenses, que foram sequestrados no dia 7 de outubro, durante o ataque mais letal da história de Israel.
"Estamos perto de alcançar um acordo para uma trégua", declarou Haniyeh, segundo a postagem.
Na segunda-feira (2), o presidente americano, Joe Biden, já havia dito que acreditava que um acordo para libertar reféns estava próximo. "Eu acredito que sim", disse Biden, ao ser perguntado a respeito. Em seguida, o presidente cruzou os dedos em sinal de esperança em um desfecho positivo.
Segundo fontes próximas às negociações, um acordo preliminar envolve uma trégua de cinco dias, que resultaria em um cessar-fogo no terreno e restrições às operações aéreas em Israel no sul de Gaza. Em troca, entre 50 e 100 reféns mantidos pelo Hamas e pela Jihad Islâmica seriam liberados, incluindo civis israelenses e de outras nacionalidades, mas não militares.